quinta-feira, 22 de setembro de 2011

†...A Mensageira das Violetas...†


                                                      Irmã; Sóror Saudade, ah! se eu pudesse
                                           Tocar de aspiração a nossa vida,
                                               Fazer do mundo a Terra Prometida
                                                          Que ainda em sonho às vezes me aparece!


Que assim dizia: “De mim ninguém gosta, de mim nunca ninguém gostou” que dela nem a própria poesia acolhia lamentos, mesmo que de tão Bela Flor. Sofreu a discórdia derradeira e possuidora de um aborto, que sempre fica como as lembranças e mágoas, seu pai de fins ofícios apelou para segunda opção, já que sua mulher de fato não podia ter filhos, mais nunca lhe faltou apoio nem carinho paternal, os empecilhos são sempre o infortúnio pesar desta vida, mais nada pode lhe tirar a graça de ser reconhecida como poetisa, e quase sufocada por seu maior fado “ O Amor”, a poetisa do Amor.
Este versus a seguir realmente tirei do Relicário, de algum sarau desta minha mísera vitae, mais que relembrou algumas lágrimas, e aqui estou a tirar a poeira daquilo que mais amava, e mesmo Augustus sempre o patriarca de minhas aventuras, Florbela sempre esteve nas mais singelas papeladas amareladas, manchas que o tempo deixou, mais que não passam de manchas, por isso e outros pequenos motivos simbólicos e importantíssimos, o eterno retorno.
Cadáver


             O Nosso Amor

                                                   Eu bebo a Vida, a Vida, a longos tragos
                                                   Como um divino vinho de Falerno!
                                                   Poisando em ti o meu amor eterno
                                                   Como poisam as folhas sobre os lagos...

                                                   Os meus sonhos agora são mais vagos...
                                                   O teu olhar em mim, hoje, é mais terno...
                                                   E a Vida já não é o rubro inferno
                                                   Todo fantasmas tristes e pressagos!

                                                   A vida, meu Amor, quer vivê-la!
                                                   Na mesma taça erguida em tuas mãos,
                                                   Bocas unidas hemos de bebê-la!

                                                  Que importa o mundo e as ilusões defuntas?...
                                                  Que importa o mundo e seus orgulhos vãos?...
                                                  O mundo, Amor?... As nossas bocas juntas!...
                                                                                                                                 
               Fumo

                                                  Longe de ti são ermos os caminhos,
                                                  Longe de ti não há luar nem rosas;
                                                  Longe de ti há noites silenciosas,
                                                  Há dias sem calor, beirais sem ninhos!

                                                  Meus olhos são dois velhos pobrezinhos
                                                  Perdidos pelas noites invernosas...
                                                  Abertos, sonham mãos cariciosas,
                                                  Tuas mãos doces plenas de carinhos!

                                                  Os dias são Outonos: choram... choram...
                                                  Há crisântemos roxos que descoram...
                                                  Há murmúrios dolentes de segredos...

                                                  Invoco o nosso sonho! Estendo os braços!
                                                  E ele é, ó meu amor pelos espaços,
                                                  Fumo leve que foge entre os meus dedos...

               Versos de Orgulho

                                                  O mundo quer-me mal porque ninguém
                                                  Tem asas como eu tenho! Porque Deus
                                                  Me fez nascer Princesa entre plebeus
                                                  Numa torre de orgulho e de desdém!

                                                  Porque o meu Reino fica para Além!
                                                  Porque trago no olhar os vastos céus,
                                                  E os oiros e os clarões são todos meus!
                                                  Porque Eu sou Eu e porque Eu sou Alguém!

                                                  O mundo! O que é o mundo, ó meu amor?!
                                                  O jardim dos meus versos todo em flor,
                                                  A seara dos teus beijos, pão bendito,

                                                 Meus êxtases, meus sonhos, meus cansaços...
                                                 São os teus braços dentro dos meus braços:
                                                 Via Láctea fechando o Infinito!...

                                                                                                 Florbela Espanca †

Um comentário:

  1. Belos versos que, como sempre, são de grande inspiração para mim.

    Cleici

    ResponderExcluir

†... Vozes do Além ...†